Congonhas é a cidade do Aleijadinho.
Mulato, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Nasceu em Vila Rica, atual Ouro Preto (MG), em 1730, e faleceu em 1814, no mesmo local.
De volta para São Paulo, sob uma imensa chuva, paramos em Congonhas, cidade que aloja as obras do Aleijadinho, entre Belo Horizonte e Tiradentes.
A famosa igreja fica na colina mais alta da cidade. A localidade e os arredores são tombados e, com isto, conservam a arquitetura original.
Infelizmente, a cidade não está tão preparada e conservada como Tiradentes, mas nos alegramos ao ver algum sinal de restauro e melhorias.
Com fome, paramos no restaurante Hotel Colina, um dos indicados pelo posto de informações turísticas.
Saímos do restaurante e fomos à igreja onde estão as obras em pedra sabão. São 12 apóstolos em tamanho natural e esculpidos pelo Aleijadinho.
Descendo a igreja você verá seis capelas e aí estão as grandes obras em madeira, pintadas por Ataíde.
Não deixe de vê-las com todos os seus detalhes, pois são absolutamente incríveis na perfeição e características fortes de estilo. Dizem que Aleijadinho pintou-as já doente, com as ferramentas amarradas em seus pulsos.
Os rostos caricatos, com olhos fortes e grandes, seus narizes finos e compridos. Aleijadinho faz a história da vida de Cristo.
As esculturas são em tamanho natural.
Aleijadinho faz críticas à corte portuguesa, colocando botas nos apóstolos, fazendo a mesa da ceia com 12 apóstolos e outros detalhes a serem pesquisados.