É cada vez mais comum ouvir falar em compartilhamento. Seja em compartilhar escritórios, casas, sítios, carros… Eu, particularmente, faço parte deste grupo que compartilha. O meu escritório está em um Coworking, onde alugo nossa mesa e temos toda a infraestrutura como segurança, recepção, sala de reuniões, cozinha e até cafezinho. Todo o serviço necessário para um grande escritório, porém divido com outras empresas. O que adoro. Essa experiência nos leva mais além, pois estando ao lado de outras pessoas surgem oportunidades de parcerias em um só local. O networking é enorme.
Voltando a falar sobre as viagens, já tive a experiência em várias ocasiões e faço parte de um grupo com 3 apartamentos.
Durante toda a infância de meus filhos, viajamos com eles e a experiência foi espetacular. Eles tiveram a verdadeira experiência de saber como vivem as pessoas em cada país seja indo ao supermercado, arrumando a casa, fazendo compras. Vivemos realmente como um morador, foi fantástico. Aprendemos a nos virar, aprendemos a comprar, a identificar o que queríamos comer e, o melhor, provamos coisas incríveis a ótimos preços. Claro que também intercalávamos comidas preparadas em casa com bons restaurantes.
Nesta época, nossas viagens foram através da Interval - empresa que intermedia a Westagate Resorts - e temos um time Sharing em Orlando. Eu posso alugar 1 semana para 4 pessoas na Disney por apenas U$ 299,00, menos que 1 diária para casal em um hotel 3 estrelas. Ótimo custo benefício.
Hoje, além do Time Sharing, existe o Airbnb. Amo e posso garantir que a empresa é séria e funciona, tanto é verdade que este site/aplicativo aluga por temporada e está no mundo todo. O fato é tão evidente que hoje existe a busca de uma legalidade para o negócio que atinge os hotéis convencionais e os aluguéis de tempo maiores.
Para os que não conhecem vai aqui uma breve explicação: o Airbnb é um site onde as pessoas colocam suas casas e apartamentos, seja somente um quarto, meia casa, casa inteira, à disposição para aluguel. Você pode alugar uma casa em qualquer lugar do mundo ou colocar seus imóveis para locar. O melhor é que no próprio site você faz sua reserva, escolhendo o que melhor te agrada, solicita, paga, conversa com o proprietário, critica pós-aluguel ou elogia.
Para viajar barato e conhecer, ainda temos as vivências fora do país com programas onde você se coloca à disposição e presta um trabalho em outro país, com moradia assistência, seguro e tempo para viajar e conhecer. São programas sociais de voluntariado como Médicos Sem Fronteiras e outros. Não é só para quem é de faculdade. Há para todos.
Já os tradicionais intercâmbios existem também para todas as idades e interesses. Desde aprender uma nova língua a se profissionalizar.
As passagens aéreas é outra questão que abordarei no próximo post.
Hoje, existem formas para estar pelo mundo. Basta você abrir sua mente.